sexta-feira, 22 de junho de 2007

A primeira Espécie Homo surge na Terra

Uma das espécies dos Australopithecus deu origem ao Homo Rudolfensis que viveu na terra aproximadamente 400 mil anos. A mais antiga espécie dos Homo pode ser o Rudolfensis, que tinha surgido na África por volta de 2,4 milhões de anos atrás, mas suas características físicas eram muito diferentes das nossas entretanto muito parecidas com as dos Australopithecus. Possuiam estatura baixa, grandes braços, mandíbula grande, muitos pelos no corpo e dentes caninos mais largos. Eles ainda não tinham uma certa noção de amor em família, também viviam em bandos, e se alimentavam de carne dos animais que era aquecida pelo fogo que surgiu no fim da espécie dos Australopithecus e de frutas que eram colhidas pelas mulheres. Deram origem ao Homo Habilis, que também viveu na África em cerca de 2,0 milhões de anos atrás.

Mais Sobre os Australopithecus

A imagem ao lado retrata muito bem como os Australopithecus eram. Possuiam longos braços, o crânio se igualava ao dos macacos, pernas curtas, costas curvadas, grandes mandíbulas e muito pelo por todo o corpo. Na figura a primeira impressão talvez passe a imagem de família entre os quatro hominídeos, porém eles viviam em bandos e naquela época não possuiam noções de afeto, amor e família. Podemos identificar pelas funções que eles exercem na foto quais são do sexo feminino e do sexo masculino. Um se encontra com galhos e folhas na mão (masculino), e outro com um bebê no colo (feminino). A função de cada membro da família se iniciou naquela época, claro que o conceito de funções já evoluiu muito, entretanto há mais ou menos cinco milhões de anos atrás uma das características principais da mulher era cuidar dos filhos e preparar a comida, já os homens caçavam, pescavam e sustentavam o bando.

No Começo dos Séculos

No começo dos séculos, quando a terra ainda era placas tectônicas não desenvolvidas surgiram os primeiros povos, que foram importantes para início de uma grande evolução das espécies, eles ajudaram criando as mais brilhantes invenções que ainda hoje são utilizadas.
Nossos primeiros ancestrais surgiram há cinco milhões de anos atrás eram os Australopithecus, eles viveram no período paleolítico. Possuíam aproximadamente 105 centímetros de altura, pêlos cobriam todo o corpo, a mandíbula era muito grande, a dentição semelhante à de cachorros e lobos, os braços eram maiores que o normal, semelhanças do macaco.
Eram nômades, ou seja, não tinham moradia fixa. Caçavam em bandos com ferramentas rudimentares (tiradas da natureza sem nenhuma modificação) e comiam a carne crua. Não tinham noções de afeto e amor em família. As relações sexuais eram por extinto e aconteciam de todos os homens com todas as mulheres da tribo, eles acreditavam que a mulher gorda era a mais bonita por que pensavam que ela poderia ter mais filhos.
Os Australopithecus não possuíam uma linguagem com palavras formadas e se comunicavam através de pinturas rupestres, que ainda hoje são encontradas nas cavernas.
No fim deste período foi descoberto o fogo. Certo dia um raio caiu nas terras onde os homens pré-históricos viviam e acendeu uma grande chama. Os habitantes daquele lugar sentiram a necessidade de utilizar o fogo para se aquecer. Assim, depois daquele dia eles o conservavam das melhores formas possíveis, como por exemplo, nas gaiolas de ossos. Havia então uma briga constante para se apossar do fogo, que era considerado muito importante na época, pois eles viviam no período da glaciação das geleiras.